QUAIS SÃO OS SEGURADOS DO INSS E COMO OCORRE?
De acordo com a legislação, filiação é o vínculo jurídico que se estabelece entre a Previdência Social e as pessoas que fazem contribuições a ela, podendo se dar de forma obrigatória ou facultativa.
Uma vez criado este vínculo jurídico, os cidadãos passam a ter direitos (em forma de benefícios e serviços) e obrigações (pagamentos). Vamos verificar separadamente sobre cada um desses grupos de segurados do INSS.
Segurados obrigatórios
Os segurados obrigatórios são aqueles que a filiação ao RGPS não depende de suas vontades, a lei é que os obriga a se filiarem. Vejamos agora as espécies de segurado obrigatório:
📌Empregado;
📌Empregado Doméstico;
📌Trabalhador Avulso;
📌Especial;
📌Contribuinte individual;
Vejamos:
Segurados facultativos
O segurado facultativo é uma espécie de segurado cuja filiação ao RGPS, depende exclusivamente de sua vontade. A lei não obriga a filiar-se.
Pode-se filiar-se, aquela pessoa com mais de 16 anos que não exerce atividade remunerada, mas deseja contribui com o INSS, para obter a proteção da Previdência Social, adquirindo direito aos respectivos benefícios previdenciários. Ou seja, é necessário cumprir pelo menos 3 requisitos para ser considerado segurado facultativo:
📌Ter mais de 16 anos;
📌 Dedicar-se, de forma exclusiva, ao trabalho doméstico na sua própria residência.
📌 Não possuir renda própria.
Vejamos agora, alguns possíveis segurados facultativos:
Portanto, é essencial estar constantemente consciente do seu vínculo jurídico com o RGPS. Como discutido anteriormente, existem várias opções disponíveis para se filiar a esse regime. Portanto, é um equívoco pensar que não fazer parte do Regime Geral de Previdência Social resultará em economia.